Muito nós falamos sobre a Perícia de Engenharia como aliada dos advogados, embasando defesas e acusações em processos judiciais.
Mas há muitos casos em que a própria Perícia de Engenharia evita que o conflito avance para a esfera judicial, solucionando uma questão.
Foi assim com um caso que tivemos na região da Av. Paulista em São Paulo.
Representávamos uma grande rede de lojas varejista sediada numa rua perpendicular à Av. Paulista.
Um escritório no prédio vizinho estava se queixando de ruído excessivo, que atrapalhava o trabalho da equipe, tirava sua paz e já estavam muito perturbados. Foi assim que descreveram o incômodo.
Nossos peritos foram ao local da queixa munidos de um sonômetro, equipamento que utilizamos para fazer a medição sonora de ruídos.
E realmente o barulho era muito alto, e produzia desconforto em qualquer um.
O reclamante, porém, estava convicto que o barulho era emitido por um equipamento de refrigeração a ar recém instalado no prédio dessa varejista
Nossos peritos estiveram no prédio reclamado, verificaram a conformidade nas instalações, inclusive com sistema de isolamento acústico.
Mediram o som na sala comercial do reclamante. Positivo, ruído excessivo.
Desligaram o gerador do prédio e mediram novamente. Positivo, ruído excessivo.
Foram então analisar quais outras fontes geradoras de ruído poderiam estar ocasionando aquele desconforto.
Por fim, concluíram que era o ruído da Av. Paulista, que “batia” na fachada do prédio vizinho próximo e reverberava para dentro do escritório do reclamante.
Enquanto todos os escritórios do entorno possuíam janelas duplas, antirruído, e persianas grossas, a desse eram janelas de vidro comum.
A Perícia de Engenharia evitou um processo judicial, e o reclamante achou solução em algo bem mais simples, que foi a troca das janelas da sua sala.
Se você precisa de uma solução para um problema semelhante, conte com a HRV Perícias antes de ingressar numa batalha judicial.