O Laudo de inspeção predial é, por lei, obrigatório em algumas cidades.
Por que a obrigatoriedade do Laudo de Inspeção Predial?
Isso serve para prédios residenciais, comerciais e públicos.
Causas de Acidentes em Edificações
Estudo revela que 66% das prováveis causas e origens dos acidentes, em edificações com mais de 10 anos, são relacionadas à deficiência com a manutenção, perda precoce de desempenho e deterioração acentuada.
Fonte: IBAPE-SP, 2009
E por que correr riscos, se há inúmeras vantagens em inspecionar a edificação e criar um plano de manutenção preventiva?
Vários acidentes prediais decorrentes de falhas na construção, ou na manutenção predial, causaram mortes e prejuízos injustificáveis.
Você se lembra da explosão do Shopping de Osasco, do desabamento edifício Palace II no Rio de Janeiro, de um templo da igreja Universal, entre tantos outros?
Todos estes são exemplos que demonstram a necessidade de realizar Inspeção Predial. De acompanhar a saúde das edificações, prevenir verdadeiros desastres e cuidar da segurança dos usuários.
Ainda não foi aprovada a lei nacional, mas alguns estados e municípios se anteciparam e criaram leis decretando a obrigatoriedade do Laudo de Inspeção Predial periódico.
A inspeção predial é uma vistoria para avaliar o estado de conformidade de uma edificação, mediante aspectos de desempenho, vida útil, segurança, estado de conservação, manutenção, exposição ambiental, utilização, operação, observando sempre às expectativas dos usuários.
A vistoria técnica, ou inspeção predial, é exigida legalmente e realizada de tempos em tempos por profissional habilitado.
Ela é a análise isolada ou combinada das condições técnicas, de uso e de manutenção da edificação.
Pequenas avarias até situações mais críticas, que podem exigir reparos urgentes, são consideradas.
A recomendação é que a vistoria para emissão do Laudo de Inspeção Predial contemple pelo menos:
Estrutura, impermeabilização, instalações hidráulicas e elétricas;
Revestimentos externos, esquadrias, revestimentos internos;
Elevadores, climatização, exaustão mecânica, ventilação;
Coberturas, telhados, combate a incêndio e Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas (SPDA).
Um edifício que mantém sua Inspeção Predial e Manutenção em dia traz diversos benefícios aos proprietários e moradores, como: maior segurança; valorização do imóvel; aumento na vida útil do imóvel; menor necessidade de reparos futuros.
Entre as muitas responsabilidades dos síndicos, está a inspeção predial.
Ela precisa ser feita com frequência, pois previne surpresas desagradáveis e auxilia na prevenção de problemas mais sérios para os condomínios.
Qualquer negligência nesse aspecto pode responsabilizar o sindico sob penas da lei.